sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Prisma Brasil - CD "Gloria in Excelsis" 1989

O Grupo Prisma que começou suas atividades em 1985,
fundado por Eli e Ellen Prates, como um ministério musical evangelístico.
Eu gravei o Álbum de Natal deles em 1989, no mesmo ano em que eles lançariam um outro CD de estrondoso sucesso em todo Brasil, chamado "Discípulo Teu".
O CD "Gloria in Excelsis e era Natal" foi produzido e distribuido pela gravadora Bom Pastor, e é uma cantata de Natal, conhecida e muito cantada até hoje nas igrejas.
A produção musical e arranjos ficou a cargo de Eli Prates e de meu amigo maestro Luís Antônio Karam.
Entre as canções destacam-se: "Um de nós" e  "Amém, é natal", (Assista ao Video acima), também está incluida no CD "Discípulo Teu".
Foi gravado em 24 canais, com gravador Sony MCI, através do Mesa Amek Angela.
Equipamentos Analógicos topo de linha, naquela época, e ainda excelentes até hoje.
Tecnicamente o Coral de 16 vozes foi gravado em um círculo. Com 4 microfones gravando em canais separados, e 4 dobras (overdubs) = 16 canais de coral.
Para 4 sopranos, usei um microfone AKG C-414, para 4 contraltos, um Neumann U-87, para 4 tenores, outro U-87, e para 4 baixos, outro C-414.
A gravação caminhou tão bem, durante as gravações de diversos takes, que eu até me surpreendi, porque naquela época era muito complicado gravar um coral grande, sem os atuais recursos de computador de "copiar e colar". 
Então eu perguntei ao Eli Prates qual era o segredo do Grupo Prisma cantar tão bem, de "primeira", sem errar quase nada. Então ele me respondeu:
"Além de muito ensaio, todos os cantores lêem música (partituras),
e também tocam algum instrumento, um piano, um violão ou até uma flauta-doce". 
E eu nunca mais me esqueci desta frase.

Por Edmilson Aureliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário