sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Álvaro Tito - CD "Ágape" 1989


Em setembro de 1989, eu gravei, como técnico de estúdio, o álbum Ágape do cantor gospel Álvaro Tito, no estúdio Guidon, uma produção da gravadora RGE, sob direção de Alceu Damico Alves.
Este disco foi gravado depois do disco de grande sucesso gospel "Não Há Barreiras" (1986).


Os arranjos de base foram do próprio Álvaro Tito, que também tocou a bateria "híbrida" acústica e eletrônica, através dos pads Yamaha ligados em MIDI à bateria eletrônica E-mu SP-12 (sampler Digital Turbo de 12 bits, uma super novidade mundial, naquela época!), e os pratos e chimbal sendo acústicos mesmos. O contra-baixo foi tocado pelo Dárcio, atual baixista do Roberto Carlos, a guitarra foi tocada por Paulinho Coelho, que também toca com Roberto Carlos. Os teclados (Yamaha DX7,  Roland D-50, piano digital Roland MKS-20, S-50, W-30, etc.) foram tocados por meu amigo Luiz Antônio Karam, e Roberto Lazzarini, e a programação de sintetizadores e samplers, foi de Mendonça.

A gravação de backing vocais foi feita no Rio de Janeiro no estúdio da Som Livre. Os vocalistas eram: Eyshila (antes da carreira-solo), Elvira (irmã do Álvaro) e Jeferson Monteiro, do grupo Altos Louvores, Cristiane Carvalho, do grupo Alpha-Ômega, Aurora, do Grupo Banda e Voz, e José Severiano.

A voz solo do Álvaro Tito eu gravei com um microfone AKG C414.

Tudo gravado através dos prés maravilhosos da mesa Amek Angela, registrando no gravador de 24 canais Sony -MCI, de 2 polegadas. Equalização britânica e compressão americana, UniversalAudio LA-4. Reverberação Lexicon PCM70. Ou seja, só processadores clássicos. O Melhor dos Anos 80s. Tudo aquilo que os plug-ins, e o Pro Tools, querem copiar, atualmente.

A mixagem do LP foi feita pelo meu irmão, Edielson Aureliano, e Pepeu, junto com os produtores musicais, Alceu Damico e Álvaro Tito.
Depois de mais de duas décadas passadas, o som ainda continua vivo e atual, como muita coisa boa, da colorida década dos anos 80.

Por Edmilson Aureliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário